A Biblioteca Cruz e Sousa do Colégio Cruz e Sousa oferece cerca de 17 mil obras de diversos autores, incluindo acervo técnico, literatura e dvds.

Ela está aberta para consulta a toda comunidade, e também tem seu foco no cunho social por meio de Projetos como Epopéia Literária e Penas Alternativas.

Acesse nosso Sistema de Consulta e Renovação

Penas alternativas

Programa de Penas Alternativas

A Biblioteca possui um programa diferenciado de multa chamado Penas Alternativas. O usuário acumula pontos que podem ser compensados de diferentes formas.

O Programa Penas Alternativas foi criado como uma alternativa à cobrança convencional de multas em bibliotecas por atraso nos empréstimos.

No funcionamento do Programa o usuário acumula pontos a cada dia de atraso na devolução do acervo tomado por empréstimo, com exceção dos sábados, domingos e feriados. O usuário poderá acumular até 10 pontos e continuar retirando livros emprestados do Setor, porém, após o décimo primeiro ponto, o Sistema não irá permitir o empréstimo enquanto o usuário não regularizar sua situação.

Conversor de pontos em dinheiro

Caso prefira compensar a pena em dinheiro, use o conversor de pontos. Basta arrastar para os lados até a quantia de pontos desejados e o valor em reais será atualizado automaticamente.

PONTOS ACUMULADOS

VALOR EM REAIS

Epopeia Literária no TISAN

O Epopeia Literária no Terminal de Ônibus de Santo Antônio de Lisboa consiste na alocação de um quiosque de autoatendimento, aberto 24 horas no Terminal situado ao lado do Colégio. O usuário retira a obra que desejar e devolve assim que terminar a leitura. São feitas algumas recomendações como levar um livro por vez, não ficar muito tempo com o livro em casa, manter o quiosque organizado, entre outras.

A iniciativa teve início no dia 31 de outubro de 2007, com ampla divulgação na mídia e com o apoio da Secretaria de Transportes da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Para que seja sustentável, o Projeto conta com a parceria de todos.

Caso você tenha livros que não estão sendo utilizados e podem ser doados, basta levar ao Colégio, aos cuidados da Biblioteca.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail .

Projeto Livros Livres

O Projeto Livros Livres foi criado pela Biblioteca para proporcionar a continuidade de acesso ao acervo aos alunos egressos do Colégio.

Por meio do programa, estes se tornam usuários na categoria denominada ‘sócios’ da Biblioteca, com acesso para empréstimo domiciliar a livros do acervo geral, de literatura, DVD’s, referências, monografias e periódicos. Com isso, pretende-se estimular a prática da pesquisa e fomentação de produção do conhecimento sem restringir condições para que isso aconteça, além de possibilitar ao egresso uma continuidade de vínculo com o universo da Faculdade, sendo assim, tem-se mais uma maneira de conduzir a cidadania e responsabilidade social por meio do fomento e produção de conhecimento.

A responsabilidade pela condição de empréstimo e devolução é acordada no momento da matrícula com o próprio usuário. Dados como e-mail e telefone são obrigatórios e um novo número (matricula) é atribuído para acesso a conta, considerando o ano letivo acrescido de mais três números que correspondentes a sequencia de cadastro, exemplo: 201001.

OBJETIVOS
– oportunizar, aos egressos do Colégio, acesso a estrutura da biblioteca;
– fomentar a produção técnico-científica.

Espaço Multicultural

O espaço tem a expectativa de ampliar a “Biblioteca” para além dos livros e leitura e oportunizar aos seus usuários e visitantes um espaço com apreciação cultural e artística em suas diversas manifestações visuais. Além disso, pretende-se estimular a prática da pesquisa e fomentação de produção do conhecimento ao considerar a temática exposta, sendo esta mais uma maneira de conduzir a cidadania e responsabilidade social através do lúdico dentro de espaço considerado acadêmico.

A ideia básica do programa é fomentar os segmentos de disseminação da cultura – produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão, abrangendo as seguintes temáticas para exposição: arte popular, artes visuais, dança, letras, música, patrimônio cultural e teatro. Além disso, pretende-se criar um espaço para o lançamento e divulgação de livros à comunidade.

Principais Objetivos

.: Criar um espaço alternativo para expor todos os tipos de obras de arte;
.: Promover a cultura do uso da Biblioteca;
.: Oportunizar maior acesso dos acadêmicos e comunidade externa aos bens culturais;
.: Proporcionar momentos culturais;
.: Resgatar valores de responsabilidade coletiva e apreciação de obras de arte de diversos tipos;
.: Incentivar a pesquisa da diversidade cultural e dos processos de criação.