Durante o ano, são realizadas atividades extracurriculares que conferem aos alunos a oportunidade de desenvolverem habilidades e competências para além da sala de aula. São atividades de participação optativa: Mostra do Empreendedor, Mostra Científica e Cultural, Sarau Literário, Olimpíadas do Colégio Cruz e Sousa, Olimpíadas do Conhecimento, Prova Global, Simulado.

Essas e outras atividades desenvolvidas durante as aulas complementam e ampliam a formação do aluno, desenvolvendo o olhar crítico, a capacidade de organização em equipes, as habilidades de liderança e funções executivas mais elaboradas.

Por serem atividades optativas, ensejam a diferenciação e o aprofundamento na formação de cada um.