Durante o ano, realizam-se atividades extracurriculares concedendo aos alunos a oportunidade de desenvolverem habilidades e competências para além da sala de aula. São atividades de participação optativa: Mostra do Empreendedor, Mostra Científica e Cultural, Sarau Literário, Olimpíadas do Colégio Cruz e Sousa, Olimpíadas do Conhecimento, Prova Global e Simulado.

Tais atividades, aliadas às desenvolvidas durante as aulas, complementam e ampliam a formação do aluno desenvolvendo o olhar crítico, a capacidade de organização em equipes, as habilidades de liderança e funções executivas mais elaboradas.

Por serem atividades optativas, ensejam a diferenciação e o aprofundamento da formação de cada um.