O Ensino Fundamental I do 1º ao 5º Ano é um ciclo de formação no qual são estabelecidos procedimentos pedagógicos para que o aluno desenvolva e se aproprie da leitura e escrita, concomitante ao entendimento da matemática enquanto um conhecimento vivo e dinâmico.

Para a formação integral que propomos, é necessário contribuir para o desenvolvimento intelectual e crítico do aluno no processo de reelaboração do conteúdo científico, sistematizando este conteúdo de forma a ser assimilado.

Atividades Extracurriculares

Conheça as diversas atividades extracurriculares para o seu filho.

Saiba mais sobre essas atividades no Ensino Fundamental I e faça a inscrição na Central de Relacionamento e Atendimento do Colégio, das 8h às 19h.

Em manutenção.

Em manutenção.

Em manutenção.

Em manutenção.

Em manutenção.

Novos alunos

Recursos pedagógicos

As atividades pedagógicas desenvolvidas têm como finalidade proporcionar ao aluno sua formação integral, o desenvolvimento de suas potencialidades, a construção de significados através de conhecimentos científicos e culturais.

Vários são os Projetos Interdisciplinares que acontecem durante todo o ano e nas diferentes disciplinas. Neles são abordadas questões referentes a afetividade, a autoestima, a empatia, a literatura, ao bullying, o ciberbullying, a política, as religiões, os esportes, as profissões entre outros.

Dentro desta perspectiva elencamos algumas das atividades de maior relevância, que fazem parte de nosso Plano Pedagógico, e que são desenvolvidas concomitante aos conteúdos curriculares.

A Festa da Família, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, é um projeto também interdisciplinar, nasce da necessidade de adequação as novas realidades e constituição de Família. Bastante comum em todas as escolas, a comemoração do Dia das Mães e dos Pais, vem buscando uma nova significação. Com o objetivo de resignificar a família e suas diferentes composições surge o Dia da Família. Considerando-se que constituem Família aqueles que tem como responsabilidade cuidar, proteger e prover a criança.

A Festa Junina também é uma atividade que busca integrar os diferentes segmentos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Ela é uma manifestação cultural que visa preservar a tradição popular. Sua organização se dá com a Coordenação, Professoras Regentes e os demais Professores das aulas especiais. Os alunos do Fundamental II e Médio, participam como monitores das brincadeiras juninas. Posturas colaborativas desenvolvidas em todos os segmentos da vida escolar.

Acontece em agosto outra semana comemorativa, ao Folclore. É o espaço em que incluímos em nossos trabalhos com Educação Infantil e Ensino Fundamental I, atividades que promovem o conhecimento e a preservação de nossa cultura Nacional e Local. O Projeto educa o olhar do aluno para as diferentes culturas em uma percepção da diversidade rica que é o nosso país.

Atividades recreativas são trabalhadas novamente na Semana da Criança em que acontece a Gincana do Infantil ao Fundamental I. São diferentes atividades que englobam Teatro, produções artísticas, esportivas, acontecendo em todos os momentos as atividades lúdicas pertencentes à infância.

Para que estes projetos aconteçam é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar e a compreensão de que conhecimento escolar se efetiva com diferentes formas e linguagens. A escola que se propõe ser um espaço efetivo de inclusão precisa oferecer diferentes possibilidades de engajamento às crianças.

Normas de funcionamento

1 HORÁRIO

1.1 Horário das aulas:
Educação Infantil: 13h30min às 18hs
Ensino Integral: 7hs às 18h30
Fundamental I: 13h30 às 18hs
Fundamental II: Matutino 7h30 às 12hs / Vespertino 13h30 às 18hs
Ensino Médio: 7h30 às 12hs

1.2 Turno integral: Horário: 07:30h às 18h com tolerância de 30 minutos até as 18h30;

1.3 Turno Integral: As crianças serão recepcionadas na sala 10 e 11, e depois encaminhadas para as Sala da Educação Infantil e Brinquedoteca.

1.4 A criança só sairá da escola com a pessoa autorizada a buscá-la;

1.5 Quando for inevitável mandar alguém estranho à escola, avisar com antecedência a Secretaria.

2 ALIMENTAÇÃO

2.1 O lanche poderá ser trazido de casa ou comprado na cantina;

2.2 Turno integral: O lanche da tarde poderá ser trazido de casa (temos geladeira para o condicionamento);

2.3 Turno Integral: Cada criança deverá ter um kit higiene para escovação de dentes após o almoço;

2.4  Estimulando um lanche saudável, salgadinhos tipo chip’s , refrigerantes, balas e chicletes não serão aceitos no Colégio;

2.5 Turno integral: um horário de lanche no período matutino e um horário de lanche no período vespertino. O almoço não é oferecido pelo colégio e não pode ser trazido de casa. O almoço é realizado na cantina, sendo que os pais creditarão um valor na conta da criança, e diariamente o prato será pesado e o valor debitado da conta;

2.6 Educação InfantilDia da Fruta – haverá um dia na semana em que as crianças trarão a mesma fruta para realização de um projeto em sala, estimulando a aquisição de hábitos saudáveis.

3 ANIVERSÁRIO

3.1 Não serão realizadas festas de aniversário no Colégio;

3.2  Os pais que desejarem poderão trazer um bolo para a escola no dia do aniversário da criança. O bolo deverá ser entregue para a professora no início da aula (juntamente com pratinhos , garfinhos descartáveis e a vela), sendo que a professora cantará o parabéns no horário mais oportuno para o andamento pedagógico;

3.3 Neste dia TODAS as crianças deverão trazer seus lanches normalmente.

4 UNIFORME

4.1 Uso obrigatório;

4.2 Turno Integral: Solicitamos que na mochila sempre tenha uma peça extra de roupa para alguma eventualidade.

4.3 Calça ou bermuda preta (sem estampa) / Camiseta do Colégio (padronizada) / Moleton padronizado;

4.4 Nos dias de Educação Física é indispensável o uso de tênis;

4.5 O aluno que comparecer às aulas sem uniforme, sem justificativa, receberá anotação na agenda para as devidas providências;

4.6 Todos os casacos deverão estar identificados com o nome do aluno,

4.7 O Colégio não se responsabiliza pela perda do uniforme e demais pertences.

5 BRINQUEDO

5.1 A Educação Infantil e Fundamental I todas as sexta-feiras será o Dia do Brinquedo, quando o aluno poderá trazer um brinquedo de casa;

5.2 Turno Integral: Durante o turno Integral será possível trazer brinquedo de casa;

5.3 Pedimos para que os brinquedos não sejam valiosos ou com peças fáceis de perder ou quebrar;

5.4 Não aceitaremos: roller, skate, patinete, bicicleta ou similares;

5.5 Para não estimular a violência, pedimos para não mandarem armas de brinquedo ( revólver, espada, entre outros);

5.6 Estimulando a convivência com o outro, favor evitar brinquedos eletrônicos;

5.7 Em dias de chuva os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I poderão trazer os brinquedos.

6 MATERIAIS

6.1 Todos os alunos deverão trazer os materiais de uso pessoal identificados;

6.2 Não nos responsabilizaremos pela perda de jóias, bonés, celulares e outros objetos de valor;

6.3 Solicitamos a identificação de lancheiras, mochilas e sombrinhas;

6.4 – Não nos responsabilizaremos por uniformes, materiais e outros objetos não identificados.

7 AGENDA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

7.1 Será um dos meios de comunicação entre a Família e a Escola. Todos os dias deve ser enviada para o Colégio e ser assinada pelos pais, quando houver recados;

7.2 Durante a permanência do aluno na escola, os celulares permanecerão desligados.

8 SAÚDE

8.1 As vacinas deverão estar em dia;

8.2 Nenhuma criança poderá apresentar-se na escola com doença infecto-contagiosa, febril ou subfebril;

8.3 Medicamentos de qualquer natureza serão ministrados no Colégio somente em caso de extrema necessidade e mediante apresentação de prescrição médica;

8.4 Em caso de febre repentina, os pais serão chamados.

9 AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo contínuo em que devemos considerar todos os aspectos que envolvem a aprendizagem. O Colégio Cruz e Sousa tem como preocupação avaliar de forma integral o aluno, não tendo apenas como preocupação os aspectos cognitivos mas também o desenvolvimento de habilidades, por isto, durante cada trimestre, são promovidas atividades que complementam, ampliam e dão a oportunidade dos alunos desenvolverem suas habilidades dentro de seus interesses específicos. As provas são instrumentos que são usados como parte do processo avaliativo e a nota é o registro de todo o processo desenvolvido a cada trimestre.

PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

9.1 A avaliação para Educação Infantil e para os 1º e 2º anos será trimestral com critérios descritivos sobre o desenvolvimento do aluno;

9.2 Nos 3º, 4º e 5º anos a avaliação será mensurável em notas de 0 a 10, obtendo aprovação quem obtiver média 7,0;

9.3 Apenas será aprovado o aluno que obtiver o mínimo de 75% de freqüência, mesmo obtendo notas iguais ou superiores à média;

9.4 De acordo com nosso Sistema de Avaliação, os alunos que não alcançarem média 7,0 deverão participar da Recuperação;

9.5 O aluno que ao final do ano não alcançar média 7,0, mesmo com recuperação paralela, entrará em exame final;

9.6 O aluno poderá ser reprovado, caso não alcance as médias e/ou os pré-requisitos para a série posterior;

9.7 O ingresso da criança no 2º ano do Ensino Fundamental I dar-se-á mediante a conclusão do 1º ano.

AVALIAÇÃO PARA ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

SISTEMA DE APROVAÇÃO

O aluno será considerado APROVADO se obtiver 21 (vinte e um) ou mais pontos no somatório das notas dos três trimestres, ou seja, se alcançar nos três trimestres média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete).

Nota = 1º Trimestre + 2º Trimestre + 3º Trimestre /3

SISTEMA DE RECUPERAÇÃO 

a) No 1º E 2º Trimestre será feita uma avaliação de recuperação para os alunos que não obtiverem nota igual a 7,0 (sete);
b) Ao final do Ano Letivo, não havendo o aluno alcançado Média Final igual ou superior a 7,0 (sete), terá direito a uma prova de Recuperação Final;
c) A Recuperação Final poderá ser feita em qualquer número de disciplinas;
d) As fórmulas de cálculos das notas necessárias para cada etapa da Recuperação serão divulgadas em momento oportuno.

10 BIBLIOTECA

10.1 Os alunos participarão do sistema de empréstimos de livros de literatura da Biblioteca;

10.2 Deverá ser observada a data de devolução dos livros, sob pena de multa no caso de atraso;

10.3 É imprescindível o cuidado e a responsabilidade do aluno para com o livros;

10.4 Os pais deverão sempre estar em contato com a Biblioteca para verificação de débitos.

11 ESTUDO

11.1 Além das atividades em sala de aula, o estudo em casa é essencial para o processo de ensino-aprendizagem;

11.2 A criação de hábitos para fazer as lições, leituras e pesquisas faz a criança sentir os benefícios da organização, com melhor rendimento no processo educacional;

11.3 É importante que DIARIAMENTE a criança reveja o que foi trabalhado em sala, realize as lições de casa, tenho um local apropriado para o estudo e tenha uma boa noite de sono.

Ficou com dúvidas? Fale conosco.

Contato