O foco de nossa ação pedagógica visa desenvolver e promover o aprender a aprender e pensar, a relacionar o conhecimento com dados da vida cotidiana e a atribuir significado ao aprendido.

Desta forma o aluno do Ensino Fundamental II torna-se capaz de captar as significações do contexto sociocultural e a fazer a ponte entre teoria e prática fundamentando a crítica e a argumentação com base em fatos. Há um aprofundamento em todas as disciplinas sendo necessário o comprometimento efetivo do aluno.

Atividades Extracurriculares

Conheça as diversas atividades extracurriculares para o seu filho.

Saiba mais sobre essas atividades no Ensino Fundamental II e faça a inscrição na Central de Relacionamento e Atendimento do Colégio, das 8h às 19h.

O ballet desempenha um papel fundamental na saúde e no desenvolvimento das crianças e adolescentes, combinando exercícios físicos ao prazer da dança.

Também contribui no incentivo a sociabilidade e novas amizades; encoraja a disciplina física, o controle e consciência corporal; inspira senso de confiança física e mental; desperta boa postura e habilidade corporal; promove entendimento da relação entre música, ritmo e movimento controlado; desenvolve o conhecimento de outras formas de arte associadas à dança, e ainda aprimora o foco e a concentração.

O ballet é tudo de bom!

Horário disponíveis para o Ensino Fundamental II:

Turma 2: terças e quintas das 18h30 às 19h30
Valor R$ 140,00/mês (2x por semana)

O Judô ajuda as crianças a aumentar suas capacidades físicas e psíquicas, além de ensinar valores importantes como o companheirismo e o respeito pelos demais, a tolerância, a autoestima e o trabalho em equipe.

São inúmeros os benefícios da prática do judô, como o desenvolvimento das habilidades motoras básicas; o desenvolvimento de força, coordenação, velocidade, flexibilidade e equilíbrio da criança; desenvolvimento do seu poder de autocontrole.

Horário disponíveis para o Ensino Fundamental II:

Turma 2: segundas e quartas das 19h15 às 20h15
Valor R$ 160,00/mês (2x por semana)

MÚSICA E CANTO

Aulas de música e canto para crianças e adolescentes!

O seu filho vai aprender mais rápido a cantar ou a tocar um instrumento musical com aulas individuais, focado no ritmo que ele gosta.

Horário disponíveis para alunos Ensino Fundamental I e Fundamental II:

A combinar com o Professor Roberto Ceccato
[email protected]

 

Aulas de robótica com o Lego Education para as crianças e adolescentes.

Nessa divertida atividade são estimulados o desenvolvimento de habilidades motoras utilizando peças motorizadas, além de trabalhar com sensores e blocos programáveis exercitando o raciocínio lógico e conceitos tecnológicos.

Horário disponíveis para o Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II:

Turma: sexta-feira das 10h às 11h30
Valor R$ 145,00/mês + R$ 60,00 (taxa de inscrição)

O xadrez é um jogo de tabuleiro e estratégia que vai ajudar seu filho a desenvolver raciocínio e criar relações sociais saudáveis.

O jogo de xadrez é um aliado importante na educação de crianças e adolescentes e ajudar a desenvolver raciocínio e concentração, trabalha a paciência, provoca a imaginação, cria maturidade na tomada de decisões, além de ajudar a assimilar outras disciplinas.

Horário disponíveis para alunos Ensino Fundamental I e Fundamental II:

A combinar com o Professor pelo telefone (48) 99165-8182.

Valor R$ 160,00/mês (2x na semana)
Valor R$ 110,00/mês (1x na semana)
Valor R$ 130,00 (material didático)

O futsal é uma atividade física que desenvolve habilidades motoras gerais como locomoção, coordenação e equilíbrio, além de fortalecer a saúde com o ganho de força física, resistência cardiovascular e muscular.

Horário disponíveis para alunos Ensino Fundamental I e Fundamental II:

Turma de 1º ao 4 anos:
segunda e quarta das 18h20 às 19h50
Valor R$ 100,00/mês (2x por semana)

Turma de 5º ao 9º anos:
terça e quinta das 18h20 às 19h50
Valor R$ 100,00/mês (2x por semana)

Diferente de outros esportes, o vôlei tem pouco contato físico.

A atividade física trabalha os membros superiores e inferiores, além de abdômen e troco e é uma ótima atividade aeróbica.

Horário disponíveis para o Ensino Fundamental II:

Turma 2: terças e quintas das 13h20 às 14h50
Valor R$ 100,00/mês (2x por semana)

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo em que devemos considerar todos os aspectos que envolvem a aprendizagem. O Colégio Cruz e Sousa tem como preocupação avaliar de forma integral o aluno, não tendo apenas como preocupação os aspectos cognitivos mas também o desenvolvimento de habilidades,por isto, durante cada trimestre, são promovidas atividades que complementam, ampliam e dão a oportunidade dos alunos desenvolverem suas habilidades dentro de seus interesses específicos. As provas são instrumentos que são usados como parte do processo avaliativo e a nota é o registro de todo o processo desenvolvido a cada trimestre.

SISTEMA DE APROVAÇÃO

O aluno será considerado APROVADO se obtiver 21 (vinte e um) ou mais pontos no somatório das notas dos três trimestres, ou seja, se alcançar nos três trimestres média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete).

Nota = 1º Trimestre + 2º Trimestre + 3º Trimestre /3

SISTEMA DE RECUPERAÇÃO 

a) No 1º E 2º Trimestre será feita uma avaliação de recuperação para os alunos que não obtiverem nota igual a 7,0 (sete);
b) Ao final do Ano Letivo, não havendo o aluno alcançado Média Final igual ou superior a 7,0 (sete), terá direito a uma prova de Recuperação Final;
c) A Recuperação Final poderá ser feita em qualquer número de disciplinas;
d) As fórmulas de cálculos das notas necessárias para cada etapa da Recuperação serão divulgadas em momento oportuno.

Novos alunos

Recursos pedagógicos

As atividades pedagógicas desenvolvidas têm como finalidade proporcionar ao aluno sua formação integral, o desenvolvimento de suas potencialidades, a construção de significados através de conhecimentos científicos e culturais.

Vários são os Projetos Interdisciplinares que acontecem durante todo o ano e nas diferentes disciplinas. Neles são abordadas questões referentes a afetividade, a autoestima, a empatia, a literatura, ao bullying, o ciberbullying, a política, as religiões, os esportes, as profissões entre outros.

Dentro desta perspectiva elencamos algumas das atividades de maior relevância, que fazem parte de nosso Plano Pedagógico, e que são desenvolvidas concomitante aos conteúdos curriculares.

A Festa da Família, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, é um projeto também interdisciplinar, nasce da necessidade de adequação as novas realidades e constituição de Família. Bastante comum em todas as escolas, a comemoração do Dia das Mães e dos Pais, vem buscando uma nova significação. Com o objetivo de resignificar a família e suas diferentes composições surge o Dia da Família. Considerando-se que constituem Família aqueles que tem como responsabilidade cuidar, proteger e prover a criança.

A Festa Junina também é uma atividade que busca integrar os diferentes segmentos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Ela é uma manifestação cultural que visa preservar a tradição popular. Sua organização se dá com a Coordenação, Professoras Regentes e os demais Professores das aulas especiais. Os alunos do Fundamental II e Médio, participam como monitores das brincadeiras juninas. Posturas colaborativas desenvolvidas em todos os segmentos da vida escolar.

Acontece em agosto outra semana comemorativa, ao Folclore. É o espaço em que incluímos em nossos trabalhos com Educação Infantil e Ensino Fundamental I, atividades que promovem o conhecimento e a preservação de nossa cultura Nacional e Local. O Projeto educa o olhar do aluno para as diferentes culturas em uma percepção da diversidade rica que é o nosso país.

Atividades recreativas são trabalhadas novamente na Semana da Criança em que acontece a Gincana do Infantil ao Fundamental I. São diferentes atividades que englobam Teatro, produções artísticas, esportivas, acontecendo em todos os momentos as atividades lúdicas pertencentes à infância.

Para que estes projetos aconteçam é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar e a compreensão de que conhecimento escolar se efetiva com diferentes formas e linguagens. A escola que se propõe ser um espaço efetivo de inclusão precisa oferecer diferentes possibilidades de engajamento às crianças.

Ficou com dúvidas? Fale conosco.

Contato