O foco de nossa ação pedagógica visa desenvolver e promover o aprender a aprender e pensar, a relacionar o conhecimento com dados da vida cotidiana e a atribuir significado ao aprendido.

Desta forma o aluno do Ensino Fundamental II torna-se capaz de captar as significações do contexto sociocultural e a fazer a ponte entre teoria e prática fundamentando a crítica e a argumentação com base em fatos. Há um aprofundamento em todas as disciplinas sendo necessário o comprometimento efetivo do aluno.

Atividades Extracurriculares

Conheça as diversas atividades extracurriculares para o seu filho.

Saiba mais sobre essas atividades no Ensino Fundamental II e faça a inscrição na Central de Relacionamento e Atendimento do Colégio, das 8h às 19h.

Em manutenção.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo em que devemos considerar todos os aspectos que envolvem a aprendizagem. O Colégio Cruz e Sousa tem como preocupação avaliar de forma integral o aluno, não tendo apenas como preocupação os aspectos cognitivos mas também o desenvolvimento de habilidades,por isto, durante cada trimestre, são promovidas atividades que complementam, ampliam e dão a oportunidade dos alunos desenvolverem suas habilidades dentro de seus interesses específicos. As provas são instrumentos que são usados como parte do processo avaliativo e a nota é o registro de todo o processo desenvolvido a cada trimestre.

SISTEMA DE APROVAÇÃO

O aluno será considerado APROVADO se obtiver 21 (vinte e um) ou mais pontos no somatório das notas dos três trimestres, ou seja, se alcançar nos três trimestres média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete).

Nota = 1º Trimestre + 2º Trimestre + 3º Trimestre /3

SISTEMA DE RECUPERAÇÃO

a) No 1º E 2º Trimestre será feita uma avaliação de recuperação para os alunos que não obtiverem nota igual a 7,0 (sete);
b) Ao final do Ano Letivo, não havendo o aluno alcançado Média Final igual ou superior a 7,0 (sete), terá direito a uma prova de Recuperação Final;
c) A Recuperação Final poderá ser feita em qualquer número de disciplinas;
d) As fórmulas de cálculos das notas necessárias para cada etapa da Recuperação serão divulgadas em momento oportuno.

Novos alunos

Recursos pedagógicos

Vários são os Projetos Interdisciplinares que acontecem durante todo o ano e nas diferentes disciplinas. Neles são abordadas questões referentes a literatura, ao esporte, as profissões, temas da atualidade, a sexualidade, ao bullying, o ciberbullying, entre outros.

Dentro desta perspectiva elencamos algumas das atividades de maior relevência, que fazem parte de nosso Plano Pedagógico, e que são desenvolvidas concomitante aos conteúdos curriculares.

O Projeto de Vida é desenvolvido com alunos do Terceirão e também , em alguns segmentos, oferecido aos alunos do 9º ano, 1ª série e 2ª série do Ensino Médio. Tem como objetivo proporcionar a reflexão e conhecimento pessoal, envolver e gerar possibilidades e compreensão de diferentes áreas de atuação no mundo do trabalho e possibilitar a criação por parte do aluno de um projeto pessoal de formação.

As Olimpíadas do Colégio Cruz e Sousa ( Fundamental II e Ensino Médio ) já  acontecem há 19 anos. No início de suas edições, havia um caráter esportivo mais restrito. Com o passar dos anos transformamos este evento em um projeto interdisciplinar, envolvendo todos os Professores e a comunidades escolar.

Na semana das  Olimpíadas, que acontece em Julho , há atividades esportivas, culturais, artísticas, lúdicas e tarefa solidária de envolvimento com a comunidade. Entre as atividades culturais há a Mostra de Teatro Poeta Cruz e Sousa. São peças teatrais, com roteiros elaborados pelos alunos, com temas pré-determinados.

Durante o ano são programadas diferentes atividades que ampliam de forma significativa o repertório cultural de nossos alunos. Desde as rodas de leitura com os livros indicados pelo Professor, quanto a ampliação e aprofundamento das pesquisas de sala de aula, transformando-se em Mostra Científica e Cultural. O Empreendedorismo presente na escola é desenvolvido desde o Fundamental I e todos os anos há a culminância dos projetos desenvolvidos na Feira do Empreendedorismo

O material didático é um dos recursos da aprendizagem que auxilia na estruturação do conhecimento , através da elaboração consciente do pensar.

Com foco nas novas realidades adotamos o material didático digital, Geekie One. A Geekie é uma plataforma digital de educação personalizada que promove experiências de aprendizagem mais ativas e conectadas com as necessidades individuais de aprendizagem. Com o Geekie One os alunos têm conteúdo digital completo, atrativo, dinâmico, flexível, hiper atualizado, com anexos, links e vídeo aulas num único local.

Temos a convicção  de que a escola é um espaço para a construção do conhecimento, em um ambiente harmonioso de convivência. É nossa prioridade incentivar o estudante e desenvolver o protagonismo, a autonomia e a responsabilidade por suas escolhas.