Aprendizado que valoriza a infância faz a diferença.

Por meio de vivências e experiências enriquecedoras intencionais, construímos o conhecimento na Educação Infantil tendo por princípio o respeito à infância e suas características próprias.

Nesta etapa, nosso desafio é realizar um trabalho pedagógico educativo e formador que valorize o ser e o viver intensamente. E é por isso que nossas professoras estão aptas para auxiliar o pleno desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais dos nossos alunos.

Este trabalho é realizado de forma lúdica com jogos, atividades artísticas, contação de histórias para que as crianças conheçam e se apropriem do mundo.

Atividades Esportivas

O trabalho específico de atividades físicas se tornam imprescindíveis para o desenvolvimento das crianças, desta forma, trabalhamos o movimento nas suas diversas formas de apresentação. Atividades esportivas e motoras em espaços diferenciados levam a criança a perceber o seu corpo e a reconhecê-lo.

Na Educação Infantil as atividades esportivas são ampliadas com as aulas extracurriculares.

Atividades Extracurriculares

Conheça as diversas atividades extracurriculares para o seu filho.

Saiba mais sobre essas atividades na Educação Infantil e faça a inscrição na Central de Relacionamento e Atendimento do Colégio, das 8h às 19h.

O ballet desempenha um papel fundamental na saúde e no desenvolvimento das crianças, combinando exercícios físicos ao prazer da dança.

Também contribui no incentivo a sociabilidade e novas amizades; encoraja a disciplina física, o controle e consciência corporal; inspira senso de confiança física e mental; desperta boa postura e habilidade corporal; promove entendimento da relação entre música, ritmo e movimento controlado; desenvolve o conhecimento de outras formas de arte associadas à dança, e ainda aprimora o foco e a concentração.

O ballet é tudo de bom!

Horário disponíveis para a Educação Infantil:

Turma 1: terças e quintas das 17h50 às 18h30
Valor R$ 140,00 (2x por semana)

A arte marcial preferida das crianças e dos pais!

O Judô ajuda as crianças a aumentar suas capacidades físicas e psíquicas, além de ensinar valores importantes como o companheirismo e o respeito pelos demais, a tolerância, a autoestima e o trabalho em equipe.

São inúmeros os benefícios da prática do judô, como o desenvolvimento das habilidades motoras básicas; o desenvolvimento de força, coordenação, velocidade, flexibilidade e equilíbrio da criança; desenvolvimento do seu poder de autocontrole.

Horário disponíveis para a Educação Infantil:

Turma 1: segundas e quartas das 18h15 às 19h15
Valor R$ 160,00 (2x por semana)

Novos alunos

Recursos pedagógicos

As atividades pedagógicas desenvolvidas têm como finalidade proporcionar ao aluno sua formação integral, o desenvolvimento de suas potencialidades, a construção de significados através de conhecimentos científicos e culturais.

Vários são os Projetos Interdisciplinares que acontecem durante todo o ano e nas diferentes disciplinas. Neles são abordadas questões referentes a afetividade, a autoestima, a empatia, a literatura, ao bullying, o ciberbullying, a política, as religiões, os esportes, as profissões entre outros.

Dentro desta perspectiva elencamos algumas das atividades de maior relevância, que fazem parte de nosso Plano Pedagógico, e que são desenvolvidas concomitante aos conteúdos curriculares.

A Festa da Família, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, é um projeto também interdisciplinar, nasce da necessidade de adequação as novas realidades e constituição de Família. Bastante comum em todas as escolas, a comemoração do Dia das Mães e dos Pais, vem buscando uma nova significação. Com o objetivo de resignificar a família e suas diferentes composições surge o Dia da Família. Considerando-se que constituem Família aqueles que tem como responsabilidade cuidar, proteger e prover a criança.

A Festa Junina também é uma atividade que busca integrar os diferentes segmentos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Ela é uma manifestação cultural que visa preservar a tradição popular. Sua organização se dá com a Coordenação, Professoras Regentes e os demais Professores das aulas especiais. Os alunos do Fundamental II e Médio, participam como monitores das brincadeiras juninas. Posturas colaborativas desenvolvidas em todos os segmentos da vida escolar.

Acontece em agosto outra semana comemorativa, ao Folclore. É o espaço em que incluímos em nossos trabalhos com Educação Infantil e Ensino Fundamental I, atividades que promovem o conhecimento e a preservação de nossa cultura Nacional e Local. O Projeto educa o olhar do aluno para as diferentes culturas em uma percepção da diversidade rica que é o nosso país.

Atividades recreativas são trabalhadas novamente na Semana da Criança em que acontece a Gincana do Infantil ao Fundamental I. São diferentes atividades que englobam Teatro, produções artísticas, esportivas, acontecendo em todos os momentos as atividades lúdicas pertencentes à infância.

Para que estes projetos aconteçam é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar e a compreensão de que conhecimento escolar se efetiva com diferentes formas e linguagens. A escola que se propõe ser um espaço efetivo de inclusão precisa oferecer diferentes possibilidades de engajamento às crianças.

Normas de funcionamento

1 HORÁRIO

1.1 Horário das aulas:
Educação Infantil: 13h20 às 18h10;
Ensino Integral: 07h às 18h10
Ensino Fundamental I: 13h20 às 18h10;
Ensino Fundamental II: 07h30 às 12h20;
Ensino Fundamental II: 13h20 às 18h10;
Ensino Médio: 07h30 às 12h20;

1.2 Turno integral: Horário: 07h às 18h10 com tolerância de 20 minutos até as 18h30;

1.3 Turno Integral: As crianças serão recepcionadas na sala 01, e depois encaminhadas para as Sala da Educação Infantil e Brinquedoteca.

1.4 A criança só sairá da escola com a pessoa autorizada a buscá-la;

1.5 Quando for inevitável mandar alguém estranho à escola, avisar com antecedência a Secretaria.

2 ALIMENTAÇÃO

2.1 O lanche poderá ser trazido de casa ou comprado na cantina;

2.2 Turno integral: O lanche da tarde poderá ser trazido de casa (temos geladeira para o condicionamento);

2.3 Turno Integral: Cada criança deverá ter um kit higiene para escovação de dentes após o almoço;

2.4  Estimulando um lanche saudável, salgadinhos tipo chip’s , refrigerantes, balas e chicletes não serão aceitos no Colégio;

2.5 Turno integral: um horário de lanche no período matutino e um horário de lanche no período vespertino. O almoço não é oferecido pelo colégio e não pode ser trazido de casa. O almoço é realizado na cantina, sendo que os pais creditarão um valor na conta da criança, e diariamente o prato será pesado e o valor debitado da conta;

2.6 Educação InfantilDia da Fruta – haverá um dia na semana em que as crianças trarão a mesma fruta para realização de um projeto em sala, estimulando a aquisição de hábitos saudáveis.

3 ANIVERSÁRIO

3.1 Não serão realizadas festas de aniversário no Colégio;

3.2  Os pais que desejarem poderão trazer um bolo para a escola no dia do aniversário da criança. O bolo deverá ser entregue para a professora no início da aula (juntamente com pratinhos , garfinhos descartáveis e a vela), sendo que a professora cantará o parabéns no horário mais oportuno para o andamento pedagógico;

3.3 Neste dia TODAS as crianças deverão trazer seus lanches normalmente.

4 UNIFORME

4.1 Uso obrigatório;

4.2 Turno Integral: Solicitamos que na mochila sempre tenha uma peça extra de roupa para alguma eventualidade.

4.3 Calça ou bermuda preta (sem estampa) / Camiseta do Colégio (padronizada) / Moleton padronizado;

4.4 Nos dias de Educação Física é indispensável o uso de tênis;

4.5 O aluno que comparecer às aulas sem uniforme, sem justificativa, receberá anotação na agenda para as devidas providências;

4.6 Todos os casacos deverão estar identificados com o nome do aluno,

4.7 O Colégio não se responsabiliza pela perda do uniforme e demais pertences.

5 BRINQUEDO

5.1 A Educação Infantil e Fundamental I todas as sexta-feiras será o Dia do Brinquedo, quando o aluno poderá trazer um brinquedo de casa;

5.2 Turno Integral: Durante o turno Integral será possível trazer brinquedo de casa;

5.3 Pedimos para que os brinquedos não sejam valiosos ou com peças fáceis de perder ou quebrar;

5.4 Não aceitaremos: roller, skate, patinete, bicicleta ou similares;

5.5 Para não estimular a violência, pedimos para não mandarem armas de brinquedo ( revólver, espada, entre outros);

5.6 Estimulando a convivência com o outro, favor evitar brinquedos eletrônicos;

5.7 Em dias de chuva os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I poderão trazer os brinquedos.

6 MATERIAIS

6.1 Todos os alunos deverão trazer os materiais de uso pessoal identificados;

6.2 Não nos responsabilizaremos pela perda de jóias, bonés, celulares e outros objetos de valor;

6.3 Solicitamos a identificação de lancheiras, mochilas e sombrinhas;

6.4 – Não nos responsabilizaremos por uniformes, materiais e outros objetos não identificados.

7 AGENDA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

7.1 Será um dos meios de comunicação entre a Família e a Escola. Todos os dias deve ser enviada para o Colégio e ser assinada pelos pais, quando houver recados;

7.2 Durante a permanência do aluno na escola, os celulares permanecerão desligados.

8 SAÚDE

8.1 As vacinas deverão estar em dia;

8.2 Nenhuma criança poderá apresentar-se na escola com doença infecto-contagiosa, febril ou subfebril;

8.3 Medicamentos de qualquer natureza serão ministrados no Colégio somente em caso de extrema necessidade e mediante apresentação de prescrição médica;

8.4 Em caso de febre repentina, os pais serão chamados.

9 AVALIAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

9.1 A avaliação para Educação Infantil e para os 1º e 2º anos será trimestral com critérios descritivos sobre o desenvolvimento do aluno;

9.2 Nos 3º, 4º e 5º anos a avaliação será mensurável em notas de 0 a 10, obtendo aprovação quem obtiver média 7,0;

9.3 Apenas será aprovado o aluno que obtiver o mínimo de 75% de freqüência, mesmo obtendo notas iguais ou superiores à média;

9.4 De acordo com nosso Sistema de Avaliação, os alunos que não alcançarem média 7,0 deverão participar da Recuperação;

9.5 O aluno que ao final do ano não alcançar média 7,0, mesmo com recuperação paralela, entrará em exame final;

9.6 O aluno poderá ser reprovado, caso não alcance as médias e/ou os pré-requisitos para a série posterior;

9.7 O ingresso da criança no 2º ano do Ensino Fundamental I dar-se-á mediante a conclusão do 1º ano.

10 BIBLIOTECA

10.1 Os alunos participarão do sistema de empréstimos de livros de literatura da Biblioteca;

10.2 Deverá ser observada a data de devolução dos livros, sob pena de multa no caso de atraso;

10.3 É imprescindível o cuidado e a responsabilidade do aluno para com o livros;

10.4 Os pais deverão sempre estar em contato com a Biblioteca para verificação de débitos.

11 ESTUDO

11.1 Além das atividades em sala de aula, o estudo em casa é essencial para o processo de ensino-aprendizagem;

11.2 A criação de hábitos para fazer as lições, leituras e pesquisas faz a criança sentir os benefícios da organização, com melhor rendimento no processo educacional;

11.3 É importante que DIARIAMENTE a criança reveja o que foi trabalhado em sala, realize as lições de casa, tenho um local apropriado para o estudo e tenha uma boa noite de sono.

Ficou com dúvidas? Fale conosco.

Contato