O Ensino Médio antecede o ingresso ao Ensino Superior e nesta etapa a formação é voltada para aprimorar as habilidades e os conhecimentos do aluno.

Nesta fase de consolidação e preparação para a vida acadêmica ou para o mundo do trabalho, a formação possibilita ao aluno vislumbrar um futuro por meio do desenvolvimento de suas competências.

A avaliação é um processo contínuo em que devemos considerar todos os aspectos que envolvem a aprendizagem. O Colégio Cruz e Sousa tem como preocupação avaliar de forma integral o aluno, não tendo apenas como preocupação os aspectos cognitivos mas também o desenvolvimento de habilidades, por isto, durante cada trimestre, são promovidas atividades que complementam, ampliam e dão a oportunidade dos alunos desenvolverem suas habilidades dentro de seus interesses específicos. As provas são instrumentos que são usados como parte do processo avaliativo e a nota é o registro de todo o processo desenvolvido a cada trimestre.

SISTEMA DE APROVAÇÃO

O aluno será considerado APROVADO se obtiver 21 (vinte e um) ou mais pontos no somatório das notas dos três trimestres, ou seja, se alcançar nos três trimestres média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete).

Nota = 1º Trimestre + 2º Trimestre + 3º Trimestre /3

SISTEMA DE RECUPERAÇÃO

a) No 1º E 2º Trimestre será feita uma avaliação de recuperação para os alunos que não obtiverem nota igual a 7,0 (sete);
b) Ao final do Ano Letivo, não havendo o aluno alcançado Média Final igual ou superior a 7,0 (sete), terá direito a uma prova de Recuperação Final;
c) A Recuperação Final poderá ser feita em qualquer número de disciplinas;
d) As fórmulas de cálculos das notas necessárias para cada etapa da Recuperação serão divulgadas em momento oportuno.

Novos alunos

Recursos pedagógicos

Vários são os Projetos Interdisciplinares que acontecem durante todo o ano e nas diferentes disciplinas. Neles são abordadas questões referentes a literatura, ao esporte, as profissões, temas da atualidade, a sexualidade, ao bullying, o ciberbullying, entre outros.

Dentro desta perspectiva elencamos algumas das atividades de maior relevência, que fazem parte de nosso Plano Pedagógico, e que são desenvolvidas concomitante aos conteúdos curriculares.

O Projeto de Orientação Profissional é desenvolvido com alunos do Terceirão e também , em alguns seguimentos, oferecido aos alunos do 9º ano, 1ª série e 2ª série do Ensino Médio. Tem como objetivo proporcionar a reflexão e conhecimento pessoal, envolver e gerar possibilidades e compreensão de diferentes áreas de atuação no mundo do trabalho e possibilitar a criação por parte do aluno de um projeto pessoal de formação. Este projeto se estende também para a visitação de diferentes faculdades, para o conhecimento dos cursos oferecidos, bem como encontros com profissionais de diferentes profissões.

As Olimpíadas do Colégio Cruz e Sousa ( Fundamental II e Ensino Médio ) já    acontecem há 14 anos. No início de suas edições, havia um caráter esportivo mais restrito. Com o passar dos anos transformamos este evento em um projeto interdisciplinar, envolvendo todos os Professores e a comunidades escolar.

Na semana das  Olimpíadas, que acontece em Julho , há atividades esportivas, culturais, artísticas, lúdicas e tarefa solidária de envolvimento com a comunidade. Entre as atividades culturais há a Mostra de Teatro Poeta Cruz e Sousa. São peças teatrais, com roteiros elaborados pelos alunos, com temas pré-determinados.

A Festa Junina também é uma atividade que busca integrar os diferentes segmentos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Ela é uma manifestação cultural que visa preservar a tradição popular. Sua organização se dá com a Coordenação, Professoras Regentes e os demais Professores das aulas especiais. Os alunos do Fundamental II e Médio, participam como monitores das brincadeiras juninas. Posturas colaborativas desenvolvidas em todos os segmentos da vida escolar.

Em agosto temos para o Fundamental II e Ensino Médio o Projeto “Ciclos de Aulas Interdisciplinares” , oportunidade que os alunos tem de vivenciar por sua escolha, diferentes temas abordados por até dois Professores. O Projeto organiza-se para oportunizar a percepção de interesses por áreas que dialogam entre si.

Em Setembro também há a culminância dos projetos de leitura, desenvolvidos durante todo o ano. Acontece o Sarau literário em que há a exposição de produções escritas dos alunos e apresentação de poesias. Este projeto envolve alunos do Fundamental II e Médio, e é trabalhado durante o ano com aulas de leituras na Biblioteca, nos “Cestos Itinerantes” e nas leituras dos Paradidáticos.

Em novembro, o projeto que se sobrepõe é o da Mostra Cultural e Científica, nossa Feira de Ciências que se amplia para diferentes áreas de pesquisa. Estarão envolvidos alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

Ficou com dúvidas? Fale conosco.